óculos (1)

Ambliopia

Ambliopia é a baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. As vezes é chamado “olho preguiçoso”.

Os pais precisam estar cientes desta condição para poder proteger a visão de seus filhos, pois a ambliopia precisa ser tratada durante a infância.

Recomenda-se que as crianças sejam examinadas por um oftalmologista antes dos 3 anos de idade.

Como a Ambliopia é detectada?
A ambliopia é detectada quando se identifica uma diferença de visão entre os dois olhos. Existem formas de se estimar a visão em crianças menores, como por exemplo ocluir um olho e observar o comportamento da criança.

O que causa a Ambliopia?
A ambliopia pode ser causada por qualquer condição que impeça o uso normal dos olhos ou o desenvolvimento ocular. Existem três principais causas:
– Estrabismo (olho desviado): a imagem do olho desviado é suprimida, para evitar a visão dupla, e a criança utiliza apenas o melhor olho;
– Erro de refração: quando um olho tem mais miopia, hipermetropia ou astigmatismo que o outro, o olho com visão borrada (fora de foco) é suprimido e pode tornar-se ambliope. Este é o tipo de ambiopia mais difícil de ser detectado, pois os olhos parecem normais;
– Opacidade nos meios transparentes do olho: qualquer fator que impeça uma adequada focalização da imagem pode levar ao desenvolvimento de ambliopia. O principal exemplo é a ocorrência de catarata. Em geral este é a forma mais severa de ambliopia.

Como tratar a Ambliopia?
Para corrigir a ambliopia, é necessário que a criança utilize o olho fraco. Isto é feito em geral através da oclusão (uso de tampão) do olho bom. A adequada prescrição de óculos é indispensável , corrigindo-se o erro refracional antes de se iniciar a terapia com oclusão.

O Instituto da Visão de Lages atende crianças de todas as idades, tendo no seu corpo clínico dois profissionais com grande experiência no atendimento infantil.
Dr. Günther Bernardes Brink especialista em Retina realiza tratamento da Retinopatia da Prematuridade e Cirurgia de Catarata Congênita.
Dra. Deyse Campos Brink especialista em Glaucoma realiza tratamento do Glaucoma Congênito e atende crianças de todas as faixas etárias para avaliação da saúde ocular.