noticia02-03

Cirurgia de Catarata

O cristalino é uma estrutura transparente que está localizado atrás da íris.

A catarata é uma opacificação do cristalino que aparece naturalmente com a idade, mas pode ocorrer em recém-nascidos, secundária ao trauma ocular, pessoas diabéticas, secundária a medicamentos (corticoides) e outras situações.

noticia02-02

A cirurgia é o único método eficaz para tratar a perda de visão causada pela catarata. A indicação da cirurgia de catarata é, via de regra, eletiva e tem por objetivo restaurar uma capacidade visual reduzida que interfere nas atividades do dia-a-dia do paciente.

O desenvolvimento das técnicas, do instrumental e dos aparelhos utilizados na cirurgia a transformou em um procedimento eficaz e seguro na melhora da capacidade funcional e qualidade de vida do paciente. O cristalino é substituído por uma lente artificial, chamada lente intraocular (LIO). Essa lente pode ser de vários tipos e corrigir vários problemas de visão.

corpoclinico02O Instituto da Visão de Lages é equipado com o Aparelho de Facoemulsificação: Infinity System-Ozil considerado o aparelho mais preciso por muitos cirurgiões do mundo, é utilizado na cirurgia de facoemulsificação, para retirada da catarata.

O cirurgião faz uma micro incisão no córnea e, em seguida, introduz o facoemulsificador, que tem uma ponteira metálica que vibra com frequência ultra-sônica, fragmenta o cristalino opaco em pedaços pequenos e os aspira ao mesmo tempo em poucos instantes.