noticia04-03

Retinopatia Diabética

O Diabetes Melittus é o fator desencadeante desta doença complexa e progressiva que afeta os vasos sanguíneos do olho. É uma causa importante da cegueira, todavia, quando tratada precocemente, é eficazmente evitada, uma vez que exames de rotina podem detectar os casos de alto risco.

A única forma de diagnosticar a retinopatia diabética é através da avaliação com o médico oftalmologista.Exames complementares como a Angiofluoresceinografia e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) podem ser necessários na avaliação da retina na retinopatia diabética. Na Angiofluoresceinografia, fotos do fundo de olho são feitas após a injeção de um contraste (fluoresceína) em uma veia do braço.

noticia04-01

A tomografia de coerência óptica (OCT) de retina é um exame de imagem digital de alta precisão, que utiliza ondas de luz para gerar imagens em cortes do interior das estruturas oculares. É fundamental para o diagnóstico e acompanhamento das doenças retinianas, pois através de imagens bem detalhadas e medidas precisas, permite a identificação de alterações internas na retina não detectáveis por outros exames. Exame moderno e de tecnologia avançada, é o único método não invasivo capaz de diferenciar as diversas camadas da retina.

noticia04-02

O controle cuidadoso da diabetes com uma dieta adequada, uso de medicamentos hipoglicemiantes, insulina ou com uma combinação destes tratamentos, que são prescritos pelo médico endocrinologista, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Quando detectada, a evolução da doença poderá ser contida. O tratamento ocular de casos graves é realizado com variados tipos de laser, injeção intraocular de medicamentos, e cirurgia de Vitrectomia Via Pars Plana.

corpoclinico02O Instituto da Visão de Lages tem na sua equipe médica o Dr. Günther Bernardes Brink especialista em Retina.
A Clínica é equipada com aparelhos de última geração para realizar os exames complementares necessários para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento da Retinopatia Diabética, bem como o diagnóstico e tratamento de outras doenças da retina (Descolamento da Retina, Buraco Macular, Membrana Epirretiniana, Degeneração Macular Relacionada à Idade entre outras).