Astigmatismo, Hipermetropia, Miopia e Presbiopia

Em todo o mundo, os problemas visuais mais comuns são os erros de refração.
Na refração, a luminosidade de um ambiente passa para o interior do globo ocular, atravessando as diferentes estruturas do interior do olho e formando a imagem na retina (que fica no fundo do olho). Quando a luz não chega com nitidez na retina, ocorre um erro de refração. Isso pode ocorrer pelo tamanho do globo ocular, opacidade dos meios ópticos ou irregularidades na córnea (camada externa que reveste anteriormente o olho).

Pacientes que possuem falhas de refração podem apresentar desconforto nos olhos, dificuldade para focalizar objetos, dificuldade para leitura, dores de cabeça e dificuldade para enxergar de perto ou de longe.

MIOPIA

A miopia existe quando um objeto, no infinito, sem efeito da acomodação, é focalizado na frente da retina.
Um dos primeiros sintomas da miopia é a dificuldade em enxergar objetos distantes.

noticia01-01

HIPERMETROPIA

Os raios luminosos, que penetram no olho hipermetrope, formam atrás da retina a imagem.

hipermetropia (1)

ASTIGMATISMO

Astigmatismo é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino.
Baixa visual de longe e perto.

noticia01-02-png

PRESBIOPIA

Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”, é a anomalia da visão que ocorre por volta dos 40 anos de idade devido à perda de elasticidade do cristalino.
Tarefas para perto como leitura, enxergar o celular, tornam-se difíceis.

presbiopia

Toda criança deve ser avaliada o mais precoce possível pelo médico oftalmologista.

óculos (1)

Ambliopia é a baixa de visão em um olho que não se desenvolveu adequadamente na infância. As vezes é chamado “olho preguiçoso”.

Os pais precisam estar cientes desta condição para poder proteger a visão de seus filhos, pois a ambliopia precisa ser tratada durante a infância.

Recomenda-se que as crianças sejam examinadas por um oftalmologista antes dos 3 anos de idade.

O Instituto da Visão de Lages atende crianças de todas as idades, tendo no seu corpo clínico dois profissionais com grande experiência no atendimento infantil.
Dr. Günther Bernardes Brink especialista em Retina realiza tratamento da Retinopatia da Prematuridade e Cirurgia de Catarata Congênita.
Dra. Deyse Campos Brink especialista em Glaucoma realiza tratamento do Glaucoma Congênito e atende crianças de todas as faixas etárias para avaliação da saúde ocular.

A correção dos erros de refração pode ser feito através de óculos,lentes de contato ou cirurgia refrativa.

Geralmente, os erros refrativos podem ser corrigidos com uso de óculos ou lentes de contato.

Para eliminação definitiva das falhas de refração é necessária a realização de cirurgia refrativa, que proporciona resultados seguros e eficazes na melhoria da visão.

O candidato à cirurgia refrativa, deve estar com o grau estável, possuir idade superior a 18 anos e ter córneas saudáveis, que serão avaliadas pelo oftalmologista por meio dos exames pré-operatórios.

noticia01-03

O ato de adaptação de lentes de contato obedece a vários parâmetros: grau, diâmetro, espessura, curvatura, oxigenação etc. que apenas o médico oftalmologista através de um exame biomicroscópico minucioso dos olhos e seus anexos pode indicar a lente de contato mais adequada.

O Instituto da Visão de Lages realiza o teste de adaptação de lentes de contato gelatinosa e rígida.