Glaucoma Congênito

Glaucoma Congênito

O glaucoma congênito é uma doença ocular com manifestação bilateral em 75% dos casos, de evolução assimétrica, que atinge com maior frequência o sexo masculino.

A maioria dos casos é de ocorrência esporádica.Em aproximadamente 10% dos casos acredita-se que o padrão de herança é autossômico recessiva.

Glaucoma Congênito

O acompanhamento do paciente com glaucoma congênito deve incluir além da aferição da pressão intraocular, medida seriada do diâmetro corneano, ecobiometria e a avaliação dos sinais e sintomas. A diminuição da pressão intraocular diminui o edema corneano e consequentemente os sintomas relacionados a ele.

O tratamento do glaucoma congênito é essencialmente cirúrgico.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será a chance de evitar a perda da visão.

É importante que toda criança realize a avaliação com o médico oftalmologista para avaliar necessidade de óculos e excluir doenças mais graves como o glaucoma congênito.

corpoclinico02O Instituto da Visão de Lages tem na sua equipe médica a Dra. Deyse Campos Brink, especialista em Glaucoma.
A Clínica é equipada com os melhores aparelhos para realizar os exames complementares necessários para o diagnóstico ou acompanhamento de glaucoma. Realiza todos os procedimentos cirúrgicos desde cirurgia para o tratamento do glaucoma congênito até implantes valvulares em adultos e crianças. Dra Deyse tem grande experiência no tratamento de glaucoma congênito, inclusive com trabalhos publicados em revistas científicas sobre o tema.
Foi preceptora/professora do Departamento de Glaucoma do Hospital Regional de São José considerado Referência em Oftalmologia no Estado de Santa Catarina.