pterigio

Pterígio

O pterígio é uma formação carnosa que avança sobre a córnea, geralmente do lado nasal. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento têm um papel importante.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS MAIS FREQUENTES ?
O pterígio pode provocar desde uma simples irritação leve nos olhos até alterações visuais importantes, em casos mais avançados. Normalmente, no início, a pessoa se queixa que o olho costuma ficar vermelho e que sente uma sensação de areia, de corpo estranho, principalmente se vai à praia ou à piscina ou, ainda, se fica muito em ambiente com ar condicionado.

Como prevenir
Pessoas que trabalham ao ar livre, expostas ao sol, vento, poeira, têm mais chance de desenvolverem pterígio. Uma medida preventiva de grande importância é o uso de óculos de sol para proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Pessoas que andam de moto, ou mesmo de carro, devem evitar que o vento atinja diretamente os olhos, causando ressecamento e irritação crônica. O uso de lágrima artificial nestes casos é aconselhável.

Tratamento
Os cuidados anteriormente citados podem diminuir o risco de progressão e os sintomas desconfortáveis do pterígio que já se desenvolveu.
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos em que o aspecto estético não é satisfatório e os sintomas são severos.

O Instituto da Visão de Lages realiza a cirurgia para o pterígio.