CERATOCONE PARA FACEBOOK

CERATOCONE

CERATOCONE
Como o ceratocone compromete a visão?
O ceratocone é uma alteração no formato da córnea. Ela se torna fina e deformada. Na sua fase inicial, o ceratocone apresenta-se como um astigmatismo irregular, levando o paciente a trocar o grau do astigmatismo com frequência.
Nos estágios iniciais, a condição provoca leve distorção da visão, bem como uma maior sensibilidade ao brilho e à luz.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico definitivo desta patologia é feito com base nas características clínicas e com exames objetivos como a topografia da córnea e a paquimetria (Pentacam).

Qual o tratamento?
O tratamento do ceratocone visa sempre proporcionar uma boa visão ao paciente, bem como garantir seu conforto na utilização dos recursos que serão empregados e principalmente preservar a saúde da córnea. As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

Quando usar lentes de contato no ceratocone?
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa.

E as Lentes Esclerais no ceratocone?
Os resultados clínicos com a adaptação de lentes esclerais demonstram que, este tipo de lente, pode ser considerado um recurso eficaz no ceratocone.

E o cross linking no ceratocone?
A cura do ceratocone ainda não existe.
O Crosslinking fortalece o tecido corneano, impedindo que a deformidade aumente e a doença progrida. A técnica consiste na aplicação de raios ultravioleta na superfície da córnea com o objetivo de fortalecer as fibras de colágeno do olho.
O procedimento não é realizado para melhorar e visão; o objetivo principal é diminuir o risco da piora da doença.

O Instituto da Visão de Lages tem no seu corpo clínico o Dr. Anderson Gustavo Gasperin
Especialista em Córnea, Cirurgia refrativa.
Para maiores informações: (49)3222-7330 ou (49) 3224-4092