10 CUIDADOS FUNDAMENTAIS COM OS OLHOS NO DIA A DIA

10 CUIDADOS FUNDAMENTAIS COM OS OLHOS NO DIA A DIA

1. FAÇA UMA CONSULTA ANUAL COM O SEU OFTALMOLOGISTA
Você não deve deixar para ir ao oftalmologista apenas para saber se está precisando de óculos. A consulta de rotina é fundamental para diagnosticar doenças silenciosas como o glaucoma (que pode levar a cegueira), hipertensão ocular, diabetes, entre outras. Por isso, é fundamental fazer uma visita anual ao seu oftalmologista. Nos casos de doenças oculares, essas visitas podem até ser mais frequentes, de acordo com a indicação do médico.

2. EVITE COÇAR OS OLHOS
O ato aparentemente simples de coçar os olhos é prejudicial para os seus olhos. Além de poder machucar, também pode causar deformidades nas córneas – a lente transparente na frente do olho. As pessoas que têm predisposição para o ceratocone devem tomar mais cuidado ainda.

3. COLÍRIOS SÓ DEVEM SER USADOS COM ORIENTAÇÃO MÉDICA
Como qualquer outra medicação, cada colírio tem uma indicação específica, contraindicações e efeitos colaterais. Por isso, é necessário avaliar cada caso no consultório. Então, nada de sair pingando colírio em seus olhos sem orientação médica.

4. USE ÓCULOS DE SOL DE QUALIDADE
Além da proteção solar para raios UVA e UVB, os óculos de sol protegem de agentes climáticos, como o vento, que pode causar os chamados olhos secos e a poluição, que pode desenvolver uma série de infecções e doenças, como a conjuntivite, por exemplo.
Muitas pessoas optam pelos óculos falsificados devido ao preço. Este tipo de óculos não tem proteção alguma. O grande problema é que, no escuro, nossas pupilas se dilatam para aprimorar a visão, porém abrem caminho para uma incidência maior de radiação.

5. TENHA UMA BOA ALIMENTAÇÃO
Substâncias presentes em alguns alimentos são essenciais para a saúde ocular. Lembre-se que uma alimentação saudável ajuda o organismo no controle de diversas doenças, como diabetes e hipertensão, que podem afetar seriamente a visão. Invista em alimentos ricos em vitamina A, C, E, ômega 3, que auxiliam na prevenção de problemas como catarata, degeneração macular e olho seco.

6. CUIDADO COM AS LENTES DE CONTATO
Sempre que for colocar e retirar as lentes, é importante higienizar as mãos, pois elas são um meio de transporte para sujeiras, bactérias e vírus para os olhos. Não dormir, nadar com as lentes, respeitar o tempo de troca e somente lava-las com produtos específicos. A adaptação de lentes de contato deve ser realizada por um médico oftalmologista.

7. DESCANSE OS SEUS OLHOS
Para quem trabalha com atividades de leitura ou computador, pode realizar pequenos intervalos de descanso que ajudam a evitar o olho seco.

8. EVITE COLOCAR AS MÃOS NOS OLHOS
As mãos tem impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo, por exemplo, uma conjuntivite bacteriana ou viral.

9. DEIXE OS AMBIENTES VENTILADOS E AS ROUPAS E COBERTORES LIMPOS
As baixas temperaturas do inverno fazem muitas pessoas não abrirem a casa. Além disso, muitos casacos e cobertores que ficaram meses guardados começam a ser usados sem terem sido lavados. Essas atitudes favorecem a proliferação de poeira, ácaros e vírus, que também prejudicam os olhos. Alergias oculares e alguns tipos de conjuntivite podem ser transmitidos em lugares mal ventilados e mal higienizados. Por isso, sempre deixe o vento entrar e nunca deixe o pó acumular.

10. SE A SUA PROFISSÃO EXIGE ÓCULOS DE PROTEÇÃO, NUNCA DEIXE DE USAR!
Muitas profissões exigem o uso de óculos de proteção. E isso é fundamental para evitar acidentes sérios com os seus olhos. Uma lixadeira, por exemplo, pode projetar objetos metálicos pequenos que, se atingirem o olho, pode causar uma perfuração ocular. Produtos químicos também podem causar lesões graves. Por isso, se a sua profissão exigir, nunca deixe de usar óculos de proteção.