LENTE ESCLERAL

LENTES ESCLERAIS

LENTES ESCLERAIS

 

O que é a lente escleral?

As lentes esclerais são lentes de contato rígidas gás permeáveis, porém com um diâmetro maior que as lentes de contato rígidas tradicionais e o seu apoio não ocorre na córnea, mas sim na esclera (parte branca do olho, em volta da parte colorida).

Por que as lentes esclerais são mais confortáveis?

Partindo-se do princípio de que quanto maior a lente, maior é o seu conforto, a lente escleral por ter um diâmetro maior do que qualquer outro tipo de lente, é extremamente confortável. Pelo fato de se apoiar na esclera (parte branca do olho), a lente escleral isola a córnea e para quem está a usando a impressão é de que não há nada no olho.

Quando é indicada a lente escleral?

Essa lente especial é ideal para casos de ceratocone mais avançados, onde as outras lentes não foram eficazes (inclusive para casos em que há alguns anos acabavam já sendo indicados para transplante de córnea).

Outra indicação no ceratocone pode ser por dificuldade na adaptação à outros tipos de lentes, por desconforto ou intolerância.

É importante frisar que as lentes esclerais estão indicadas também para outras situações que não o ceratocone, tais como:

– Outras ectasias corneanas (degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo ou ectasia pós cirurgia refrativa)

No Instituto da Visão de Lages é realizada a adaptação da Lente de Contato Escleral.